A Polícia Civil do Rio de Janeiro realiza nesta quinta-feira (10) uma nova etapa da “Operação Contenção”. Desta vez, a ação mira o núcleo financeiro das facções criminosas Comando Vermelho e Primeiro Comando da Capital, o PCC, que movimentou aproximadamente R$ 6 bilhões em um ano. O valor representa o maior pedido de bloqueio patrimonial da história da Polícia Civil do Rio. Além disso, 46 mandados de busca e apreensão são cumpridos na capital fluminense e em municípios paulistas.
A operação desta quinta é realizada pela Delegacia de Roubos e Furtos, com apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais, do Departamento-Geral de Polícia Especializada, do Departamento-Geral de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro e da Polícia Civil de São Paulo.
De acordo com a investigação, o núcleo financeiro do Comando Vermelho tem ramificações no estado paulista, com ligação direta com o PCC. O grupo atuava no esquema de lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas. Para isso, eles usam uma rede estruturada, que inclui bancos digitais, empresas de fachada e plataformas contábeis, tudo sem autorização do Banco Central.
O objetivo é asfixiar financeiramente o crime organizado, atingindo sua base logística, e cortar o dinheiro que é usado para compra de armas e drogas. Esses recursos também financiam as disputas por expansão territorial em comunidades da Zona Oeste do Rio.